Moto Honda da Amazônia está entre as Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil
São Paulo, 19 de agosto de 2014 – A Moto Honda da Amazônia tem mais um motivo especial para comemorar. Pela primeira vez a companhia figura entre as 70 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil - GPTW Brasil, na categoria Grande Porte. O ranking, elaborado pelo Instituto Great Place to Work®, levou em conta a percepção dos funcionários em relação ao ambiente de trabalho, confiança, orgulho e ideias inovadoras. A cerimônia da 18ª edição do prêmio aconteceu na noite de ontem, 18 de agosto, no Espaço das Américas, em São Paulo.
Na ocasião, a empresa foi representada pelo Presidente da Honda South America, Issao Mizoguchi que destacou a filosofia corporativa: “Faz parte dos nossos princípios promover entre nossos colaboradores o respeito às características individuais, a relação de igualdade e confiança e a aplicação máxima de suas potencialidades. Receber o selo Great Place to Work® reforça que a Moto Honda da Amazônia é um ambiente fortemente propício ao crescimento e desenvolvimento e que proporciona uma carreira sólida em um cenário globalizado e desafiador”.
O estudo é aplicado há mais de 30 anos, em 53 países em seis continentes e já avaliou mais de 6 mil empresas, impactando 11 milhões de funcionários. No Brasil, 1.276empresas participaram da edição 2014. A Moto Honda da Amazônia é a única do setor entre as Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil.
Integração, comunicação e desenvolvimento contínuo
Com aproximadamente 10 mil colaboradores atuando em Manaus (AM), São Paulo (SP), Recife (PE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Ananindeua (PA), Indaiatuba (SP) e Sumaré (SP), a Moto Honda da Amazônia se empenha para que cada pessoa que trabalha na companhia partilhe de um sentimento de alegria e orgulho por essa experiência.
Para isso, em sua estratégia de Recursos Humanos, a empresa prioriza programas para promover a criatividade, a troca de experiências e o desenvolvimento dos colaboradores. Um dos destaques é o New Honda Circle – NHC, um programa mundial em que os colaboradores se reúnem voluntariamente em grupos, desenvolvendo novos projetos e aplicando as ferramentas da qualidade em suas atividades diárias. Além da enorme visibilidade na unidade de trabalho, os grupos vencedores ainda participam de convenções nacionais e internacionais para apresentarem seus projetos. Já o Global Assessment Program (Programa de Desenvolvimento Global), permite o intercâmbio de profissionais entre as unidades Honda em todo o mundo, proporcionando desenvolvimento técnico, além de network e uma rica experiência multicultural. Todas as vagas abertas na empresa são divulgadas internamente, a possibilidade de desenvolvimento de carreira aos colaboradores, inclusive entre as empresas do grupo.
Nas unidades Honda nenhum colaborador, nem mesmo diretoria e presidência têm salas separadas. Todos dividem o mesmo ambiente de trabalho. Nas fábricas, todos os funcionários compartilham o mesmo refeitório e vestiário, independente da área que atue ou do nível hierárquico. Além de ressaltar o princípio da igualdade, a prática visa facilitar a comunicação entre todos os níveis e integração entre áreas e colegas, propiciando o trabalho em equipe.
Ainda no que diz respeito à comunicação, a alta diretoria da empresa promove encontros de Comunicação Direta. Nestas ocasiões, o presidente e membros do board falam sobre as diretrizes da empresa, apresentam os resultados dos negócios, reconhecem os projetos de relevância e esforços das equipes, além de apresentar os novos desafios para o futuro. Dessa forma, os colaboradores têm um claro entendimento sobre a importância e impacto de suas atividades para o sucesso dos negócios.
Essas e muitas outras práticas para promover a integração e a comunicação entre os colaboradores e proporcionar oportunidade de desenvolvimento contínuo, reforçam a posição da Honda em acreditar que as pessoas são seu principal ativo. A empresa reconhece que sua trajetória de mais de 40 anos de sucesso e liderança absoluta no segmento de motocicletas no Brasil são resultados conquistados graças ao comprometimento e ao poder de realização de sonhos de sua equipe.
Sobre o grupo Honda no Brasil - Presente no país desde 1971, quando começou a importar, e em seguida a produzir motocicletas em Manaus (AM), a Moto Honda da Amazônia Ltda. é atualmente a maior fabricante de motos do Brasil, com mais de 19 milhões de unidades produzidas. Desde 2001, a empresa produz, também em Manaus, modelos de motores estacionários, além de comercializar geradores, motobombas, roçadeiras, cortadores de grama e motores de popa importados de outras unidades da marca no mundo. Em 1992, com a criação da Honda Automóveis do Brasil Ltda., a empresa entrou no competitivo mercado automobilístico brasileiro também por meio de importações e, a partir de 1997, com a produção nacional de automóveis no município de Sumaré (SP). Em 2013, anunciou sua segunda planta de automóveis, em Itirapina, interior de São Paulo, com inauguração prevista para 2015. Em uma iniciativa inédita no segmento automotivo no país, a empresa iniciou, no mesmo ano, a construção do seu primeiro parque eólico na cidade de Xangri-lá, no Rio Grande do Sul. Para administrar as operações do parque, que irá suprir toda a demanda de energia elétrica da fábrica de Sumaré, foi criada a Honda Energy do Brasil. No país, também faz parte do grupo a Honda Serviços Financeiros, que reúne o Consórcio Nacional Honda, a corretora Seguros Honda, a Leasing Honda e o Banco Honda que, presentes na rede autorizada de todo o Brasil, facilitam o acesso dos clientes aos produtos da marca.